CLIQUE NO TÍTULO PARA VER TODOS OS PREMIADOS
Contuboel, 22 de Junho de 1965 - Acabei de riscar a sexagésima cruzinha no calendário. É uma espécie de desobriga que pratico todos os dias, à noite, antes de me deitar. Ainda faltam tantas centenas, meu Deus! Será que chego ao fim? Comprei doze livros de Aquilino Ribeiro num estabelecimento de Bafatá. Cada um custou-me quarenta e cinco escudos. Tenho muito que ler, se para tal tiver cabeça. (Relação de Bordo)
[…] Leio Aquilino que me desunho. Assim, sinto-me no centro da seiva da língua e não me cafrealizo […] (Braço Tatuado)
[…] DE AUTORES AÇORIANOS QUE, ESTANDO FORA DOS AÇORES, DELES SE OCUPAM , DE MODO DIRECTO E INDIRECTO”, escreve António Machado Pires: “É o caso especial de Nemésio, ao qual teremos de voltar como caso paradigmático que é. É o caso de Cristóvão de Aguiar, cuja Raiz Comovida (I, II, III) é um mundo primordial de vivências e da fala da sua Ilha, em fios de histórias soltas que se unem na imagem de um povo com o qual se identifica. E com uma autenticidade e uma força que lembram Aquilino”. Raul Brandão e Vitorino Nemésio, (Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, s/d.).
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Aquilino Ribeiro e Cristóvão de Aguiar têm em comum, pelo menos, a conquista do Prémio Literário Ricardo Malheiros. Aquilino - 1933 , Cristóvão - 1979
Publicado por Lapa às 04:17:00
Secção: curiosidades, Raiz Comovida
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
TANTO MAR
A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.
Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.
Manuel Alegre
Pico 27.07.2006
do qual este poema começou a nascer.
Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.
Manuel Alegre
Pico 27.07.2006
4 comentários:
Qual o significado de cafrializo?
Boa pergunta. Não vem no dicionário...
No entanto, alvritro que no sentido denotativo significará: não tornar ignorante.
Noutro sentido, o conotativo do termo, poder-se-á alargar a abrangência aos povos africanos- Cafre-. Tanto mais, que a história do "Braço Tatuado" decorre em África, na Guerra Colonial.
Obrigado.
Cafrealizar e não cafrializar, como vem grafado no texto. O adjectivo é cafreal,de cafre, que significa selvagem. O verbo cafrealizar não existe,mas foi formado segundo as regras gramaticais: cafreal + izar, o que significa tornar selvagem.
Lapa: Tenho que lhe dar os meus parabéns pelo trabalho que tem feito neste blogue. Continue, porque há muita gente que agradece. Mais uma vez muito obrigada.
Enviar um comentário