terça-feira, 6 de novembro de 2007

Advertência/esclarecimento.

Até agora, neste blogue, limitei-me, de forma objectiva, a citar críticos e literatos que se pronunciaram ou escreveram sobre a obra de Cristóvão de Aguiar.
Nunca emiti aqui qualquer juízo pessoal, sem fundamento, acerca da obra.
É claro que quando eu me pronunciar fundamentadamente sobre o que sei, e digo-vos não ser pouco, acerca da obra e da personalidade do autor, como ele de forma acintosa se refere na sua obra, e não só, aos seus familiares e amigos, que foi perdendo ao longo da vida, as guerras que não se importou de causar aos seus filhos só para prosseguir os seus interesses imediatos, ficareis a conhecer a verdadeira personalidade desde grande escritor da língua portuguesa, sem ironia, mas também os danos que causou à sua família restrita e alargada que, como facilmente compreenderão, se viu privada dos mais elementares direitos de lealdade, fidelidade, assistência, cooperação, etc., por parte do cidadão Cristóvão de Aguiar.
As patifarias que fez aos filhos e suas companheiras, bem patentes na sua obra diarística, isto só para, ainda, não trazer nenhuma novidade da minha lavra…
Ontem recebi um telefonema de um colega "advogado" que me telefonou de forma muito indelicada proferindo ameaças, tendo-se recusado a comunicar o assunto que motivou o seu desgarrado e mal-educado, telefonema. Tenho várias testemunhas.
Devo dizer-vos que um dia contratei os serviços desse "advogado" e fiquei de tal forma horrorizado com o seu procedimento que ainda hoje me serve de exemplo daquilo que não quero ser.
Isto no seguimento de outro telefonema daquele que respeito e venero como o melhor Advogado do país, que após longa conversa comigo, não aceitou intentar uma acção contra mim.
Isto promete...

Sem comentários:

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006