terça-feira, 17 de junho de 2008

"Na Terra dos Homens", de Marlene Correia Ferraz, venceu o Prémio Literário Miguel Torga - Cidade de Coimbra - 2008

A obra de ficção "Na Terra dos Homens", de Marlene Correia Ferraz, venceu a edição deste ano do Prémio Literário Miguel Torga - Cidade de Coimbra, anunciou hoje o vereador da Cultura da Câmara local.
Mário Nunes disse à agência Lusa que Marlene Correia Ferraz, residente em Viana do Castelo, concorreu sob o pseudónimo Bendito Homem.
Segundo o relatório do júri do concurso, que tomou a decisão por unanimidade, em reunião realizada sexta-feira, na Casa Municipal da Cultura, "Na Terra dos Homens" é, afinal, "um conjunto de narrativas sobre mulheres, reveladoras de sensibilidade poética e de uma clara preocupação social".
"Na variedade das histórias contadas, corre uma mesma ternura e uma filosofia de vida dominada por um registo emotivo", refere.
O júri deste ano, presidido pelo vereador Mário Nunes, integra ainda Eloísa Alvares, tradutora para espanhol da obra de Miguel Torga, Cristina Robalo Cordeiro, vice-reitora da Universidade de Coimbra e directora da Casa-Museu Miguel Torga, e o professor universitário Rui Namorado, em representação da Associação Portuguesa de Escritores.
Dezanove trabalhos concorreram desta vez ao Prémio Literário Miguel Torga, o que corresponde a cerca de metade dos concorrentes em edições anteriores.
Com uma dotação pecuniária de cinco mil euros e uma periodicidade bienal, o prémio será entregue em cerimónia no Dia da Cidade, a 04 de Julho.
O Prémio Literário Miguel Torga, atribuído a trabalhos inéditos no género de ficção narrativa (novela, conto e romance) escritos em língua portuguesa, visa homenagear aquele médico e escritor transmontano que criou a maior parte da sua obra em Coimbra.
Vasco Pereira da Costa, com a obra "Plantador de Palavras, Vendedor de Lérias" (1984), foi o primeiro galardoado.
Dois anos depois, o prémio distinguiu "Sementes de Só, raízes de mim", de Madalena Caixeiro, autora que voltou a conquistar o galardão em 1998, com a obra "O Declive".
Cristóvão de Aguiar, um escritor açoriano há muito radicado na cidade do Mondego, em cuja Universidade lecciona, também foi distinguido com o galardão por duas vezes, através "Trasfega" (2002) e "A Tabuada do Tempo" (2006).
Também Serafim Ferreira conquistou o Prémio Literário Miguel Torga em duas edições seguidas, nos anos de 1994 e 1996, através de "Mar de Palha" e "Crónica de Damião", respectivamente.
Idalécio Cação, com a obra "Daqui ouve-se o mar" (1990), Maria Júlia Matos Silva, com "A Noite Americana" (2000), e José Hugo Sarmento Santos, com "As mulheres que amaram Juan Tenório" (2004), foram outros galardoados.
Em 1988 e 1992, o prémio não foi atribuído por o júri entender que os inéditos concorrentes não tinham a qualidade exigida.

CSS/FF.

Lusa

1 comentário:

Rui Caetano disse...

As coisas que se lê por aqui.

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006