sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cozinha de escritores: SINOPSE DO EVENTO

Ao longo do tempo, Coimbra - cidade do conhecimento e da universidade – teve o privilégio de acolher prestigiados nomes da literatura portuguesa.
De igual modo, são várias as referências encontradas em obras literárias a refeições memoráveis descritas por grandes escritores portugueses.
É com este espírito de simbiose entre a literatura e a gastronomia que a Turismo de Coimbra, E.M.se orgulha de apresentar a primeira edição de “Cozinha de Escritores – Semana Gastronómica deCoimbra”.
Partindo da descoberta de referências gastronómicas em obras dos escritores Eça de Queirós,Miguel Torga e Cristóvão de Aguiar foi realizada uma selecção de pratos tradicionais portugueses que serão reinventados com a mestria dos chefes de cozinha dos mais de 20 restaurantes da cidade de Coimbra que decidiram aderir à iniciativa.
Assim, de 3 a 12 de Julho, a população residente e visitante de Coimbra poderá degustar preciosas iguarias gastronómicas que já deliciaram Eça, Torga e Aguiar, em contacto directo com as respectivas passagens literárias onde surgem mencionadas.
Os restaurantes aderentes estão dispersos por Coimbra e serão devidamente identificados por sinalética exterior alusiva ao evento. Cada um dos espaços disponibilizará aos clientes uma ementa especial com algumas das criações seleccionadas, durante os 12 dias consecutivos desta semana gastronómica. Ao almoço e ao jantar será possível degustar refeições intemporais, numa viagem pelo mundo literário de obras marcantes dos séculos XIX, XX e XXI.

6 comentários:

Lapa disse...

"Ao longo do tempo, Coimbra - cidade do conhecimento e da universidade – teve o privilégio de acolher prestigiados nomes da literatura portuguesa.
De igual modo, são várias as referências encontradas em obras literárias a refeições memoráveis descritas por grandes escritores portugueses."
Parece que neste evento gastronómico os grandes escritores foram desprezados... A avaliar pela imprensa local, até parece que não gostaram que Cristóvão fosse um dos Grandes Escritores eleitos na 1.ª edição...
Esperemos pelo próximo evento.
Que canelas pensais mosdiscar?

Anónimo disse...

Tens razão lapa, até parece que ficaram fodidos por o teu pai ter aparecido. Ao ponto de Eça e Torga passarem a ser simples escritores ao lado do também muito grande escritor Cristóvão de Aguiar.
Coimbra, cidade madrasta!

Lapa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogger disse...

cool!
Satellite TV for PC

Anónimo disse...

Lapa
A imprensa local é confrangedora! Também temos o que merecemos!
Provincianismo bacôco
Rui P.

Nuno Santos disse...

O restaurante La Fiesta foi o que reproduziu melhor este evento.

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006