quarta-feira, 30 de setembro de 2009

“O Novíssimo Testamento”, de Mário Lúcio de Sousa, vence Prémio Literário Carlos de Oliveira 2009.

“O Novíssimo Testamento”, do escritor cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa, foi o título vencedor da segunda edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira, concurso promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede e pela Fundação Carlos de Oliveira. O objectivo é estimular a criação literária e, simultaneamente, homenagear um dos grandes vultos da literatura portuguesa do século XX.


Na acta da decisão, o júri refere que “a obra se distingue de todas as outras apresentadas a concurso”, fazendo notar “a grande originalidade da abordagem que faz ao religioso (…), o que evidencia um vasto conhecimento sobre o tema”, sublinhando ainda “a notável capacidade de escrita que se encontra bem patente na riqueza e vastidão do léxico utilizado”.
Na fundamentação utilizada é ainda apontada “uma efabulação poderosa, rica em imaginação e temperada por acentos de humor, que recorre muitas vezes à ironia e ao picaresco”. Segundo o júri, Mário Lúcio Sousa retoma em O Novíssimo Testamento as Escrituras Sagradas, “reinventa-as por meio do recurso a um contrafactual herdado da teologia medieval, colocando a hipótese de Jesus ter sido mulher e explorando as vastas implicações e consequências dessa hipótese”.
Nos termos do regulamento, integraram o júri Pedro António Vaz Cardoso, Vereador do Pelouro da Cultura, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, António Apolinário Lourenço, indicado pelo Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Osvaldo Silvestre, designado por Ângela de Oliveira (viúva de Carlos de Oliveira), Arsénio Mota, personalidade do meio literário convidado e vencedor da primeira edição do prémio, bem como Cristóvão de Aguiar, representante da Associação Portuguesa de Escritores.
O valor do Prémio Literário Carlos de Oliveira é de 5.000 euros, verba totalmente suportada pelo Município de Cantanhede, ficando também assegurada a publicação da obra pela autarquia.
Das 67 obras concorrentes, foram distinguidas com menções honrosas Rendição e Trevas, de Nuno de Figueiredo, autor de Coimbra que utilizou o pseudónimo de Urbano Soares, e Ao Compasso da Noite, de Ricardo Augusto Sanguinho de Jesus, autor de Lisboa que concorreu sob pseudónimo de Chico Marraquexe.
Conforme consta do regulamento, as inscrições para a segunda edição do concurso decorreram até 15 de Abril, estando aberta à participação de autores dos Países de Língua Oficial Portuguesa, que podiam concorrer apenas com uma obra, inédita e não editada, em prosa narrativa (conto ou romance) e assinada obrigatoriamente sob pseudónimo.
Recorde-se que na primeira edição do concurso, a obra vencedora foi Quase Tudo Nada, do escritor Arsénio Mota, jornalista, cronista, poeta, ensaísta, tradutor e editor de livros com vasta colaboração dispersa por jornais e revistas. Foram ainda distinguidos com menções honrosas Parede de Adobo, de João Carlos Costa da Cruz, residente em Febres, e Visões do Azul, de Emília Ferreira, com morada na Caparica.
RB

Tags: Cantanhede, Prémio Literário

2 comentários:

Anónimo disse...

Não teve dignidade noticiosa nos diários de coimbra.

Lapa disse...

Nem o prémio Torga teve, quanto mais o prémio Carlos Oliveira...

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006