domingo, 26 de abril de 2009

"Baú da Memória... O Soito de Antigamente", de Eugénio dos Santos Duarte, 25 de Abril de 2009.






















Ti Eugénio lança livro – “Baú da Memória” Lançamento será no dia 25 de Abril, no Auditório Municipal do Sabugal.

Eugénio dos Santos Duarte, natural do Soito, irá lançar no dia 25 de Abril, no Auditório Municipal do Sabugal, o seu livro “Baú da Memória – O Soito de Antigamente”.

Trata-se de um livro, em edição do autor, com mais de 160 páginas, que foca, particularmente, factos e vivências do autor, no século XX, ou que lhe foram transmitidos oralmente, por familiares ou pessoas com quem conviveu, no Soito.
Entre os temas focados no livro estão a antiga Banda Filarmónica do Soito, as malhas e as ceifas, as inspecções militares, os retiros, os legionários, “correr o boi”, os casamentos, etc., etc.
Para além destes temas, no livro, surgem episódios de algumas figuras carismáticas da terra como o Zé Manel Moiteira, o Ilívio Corracha, os Rendeiros, o sargento Palhas, o Chico Viriato Lopes, o Dr. Alfredo Lopes, o Ti Patrício, etc.
A obra é enriquecida com várias fotografias de acontecimentos e figuras do Soito de antigamente.
O livro contém, ainda, um glossário com expressões usadas no Soito de antigamente, bem como letras de canções que se cantavam na meninice do autor.
O livro será apresentado pelo do director jornal “Cinco Quinas”, António Rito Pereira, também natural do Soito.
Recorde-se que Eugénio dos Santos Duarte nasceu no Soito e tem apenas a 4.ª Classe do Ensino Primário, mas, sempre foi uma pessoa interessada em saber mais. Aprendeu com o seu pai a profissão de carpinteiro. Devido à sua profissão conviveu com pessoas do Soito, de diversa condição social.
O lançamento do livro insere-se nas comemorações do Dia da Liberdade, organizadas pela Empresa Municipal Sabugal + e Câmara Municipal do Sabugal.O autor, que sempre foi um opositor ao Estado Novo, nasceu, também, num dia 25 de Abril, mas do ano de 1927, pelo que a data escolhida para o lançamento coincide com o dia do seu aniversário. É, portanto, um dia que o autor recorda com dupla emoção.
Por: J.M.A.Duarte, in Cinco Quinas online 23 de Abril de 2009.

1 comentário:

ARISTIDES DUARTE disse...

Obrigado por colocares este "post"

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006