quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Barack Obama,"indomável força de vontade", por Cristóvão de Aguiar, in Jornal de Letras, 14 de Janeiro de 2009.

Only in America! Só na América poderão acontecer certos milagres. Tanto para o bem, como para o mal. Obama e Bush, respectivamente. Há quarenta anos era assassinado Martin Luther King. Toda a vida lutou pelos direitos de seus irmãos negros. Foi-se tornando uma voz incó­moda, insuportável para os racis­tas. E mataram-no. O mesmo tinha já acon­tecido a Abraham Lincoln, que aboliu a escravatura. Balearam-no num teatro. E a outros três presi­dentes também, afora outras figuras de relevo da política ame­ricana, como Robert Kennedy. Volvido todo esse tempo, historicamente breve, é eleito um afro-ameri­cano, por larga maioria e com grande delí­rio, para a Presidência – Barack Obama. Nin­guém se atreveria a acredi­tar nesse sonho no dia 4 de Abril de 1968, data em que Martin Luther King é assassi­nado por um racista em Memphis. Obama ia a caminho dos sete anos de idade.
I have a dream. Eu tenho um sonho! O mítico e profético discurso profe­rido, em Agosto de 1953, com a estátua de Lincoln em fundo, o Pre­si­dente que tem servido de modelo a Obama. Que força desabalada lhe permitiu transpor tantos empecilhos, a principiar pela cor da sua pele, e chegar aonde ninguém da sua estirpe jamais chegara? O segredo de tanto êxito deve morar na sua indomável força de vontade, na sua inteligên­cia, na sua personalidade intensa, no seu apego às raízes de que nunca se enver­gonhou.
A sua candidatura causou arrebatamento. Ele vinha religar o sonho ame­ricano, que os Pais Funda­dores arquitectaram. O seu discurso novo, per­suasivo e despido de vestes inúteis, seduziu os seus patrícios e grande parte do mundo cristão. Vêem nele o sonho encarnado, uma luz de espe­rança de que a vida melhore, de que a economia americana (e por sim­patia a do resto do mundo) se erga do atoleiro em que se afundou. Se o conseguir, tornar-se-á um herói que a História consagrará, uma persona­gem de romance, e quem sabe se a sua vida não inspirará um filme!
Torna-se necessário, no entanto, não cavalgar sem freio pelos céus da fantasia. A realidade mundial e doméstica que o espera é dura. Conflitos que se reacendem no Médio Oriente; outros na iminência de surgir; a retirada do Iraque; a guerra do Afeganistão; o perigo do Irão; o fecho de Guantánamo; o bloqueio a Cuba… São tarefas gigantescas com que Obama terá de lidar com muita perspicácia. Qualidades não lhe faltam. Com ele, cumpriu-se a profecia de Martin Luther King. E isto dá muitas esperanças de que o sonho não fique pelo caminho.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece uma escritura Sagrada.

Anny disse...

Parabéns pelo texto. Conseguiu resumir tudo o que penso sobre este assunto.
Boa sorte para ele.
Gostei muito que Barack Obama tenha conseguido ganhar eata eleição. Muito mesmo.

Chela disse...

Es importante tener sueños, pero es más importante todavia tener voluntad para hacerlos realidad.

Obama parece encarnar esa voluntad. Le deseo éxito porque el mundo la necesita.

Un saludo.

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006